Exposição ‘Territórios Inexatos’
- Marilia Woiciechowski em
- 8 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Trinta e quatro artistas integrantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEPG apresentam trabalhos na Exposição Territórios Inexatos que tem solenidade de abertura, nesta sexta-feira (09 de março), às 19h30, na Casa da Praça (Praça Sant”Ana do Iapó, 10 – Centro), em Castro (PR). Doze expositores são professores e 22 integram o Grupo Grimpa – projeto de extensão do curso de Artes Visuais. A mostra tem como objetivo divulgar e dar visibilidade à produção realizada no curso. O curador da exposição, Renato Torres (Departamento de Artes), pontua o caráter de integração entre alunos e professores proporcionado pela mostra – e a possibilidade do espaço contribuir para a inserção efetiva dos alunos na prática de organizar e participar de exposições de arte.
O curador ressalta, ainda, a oportunidade da mostra dos trabalhos em um espaço adequado para exibição da arte produzida no curso. Para o professor do Departamento de Artes, além de valorizar e divulgar a arte do curso, a exposição apresenta-se significativa para a descoberta de novos aspectos nos trabalhos produzidos, possibilitando tecer reflexões mais profundas acerca das obras. Ele observa que os procedimentos necessários para a organização do evento trazem elementos presentes na grade curricular do curso. O que torna os alunos mais aptos para o exercício profissional, visualizando-se que as possibilidades de atuação na área da cultura se ampliam tanto nos processos de arte-educação quanto na produção de arte e/ou na montagem da exposição.
Quanto ao local da mostra, o curador explica que a escolha ocorreu tendo em vista a importância do município de Castro na história do Paraná. “Os responsáveis pela Casa da Praça, além de terem organizado mostras de arte de relevância, aceitaram a proposta da exposição realizada pelo Curso de Artes em 2017”, diz, destacando que na noite de abertura da mostra será realizada uma conversa com os artistas para promover o diálogo com a comunidade.
Sensibilidade e Reflexão
A artista visual e professora da UEPG, Cris Mendes, que se encontra entre os artistas da mostra, ao tratar da “Territórios Inexatos” diz que “os processos poéticos no campo das artes visuais ao mesmo tempo em que pressupõem a disponibilidade de interiorização por parte do artista, suscitam no espectador o desejo de compreender, mesmo que parcialmente, o sentido que rege a formalização da obra”. A professora registra que a inexatidão nos modos comunicacionais, longe de representar um desejado hermetismo, evidencia o caráter polissêmico da arte que, ao retomar questões subjetivas, promove o aprimoramento do sensível na produção humana.
Cris Mendes destaca que os trabalhos realizados por professores e alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEPG, e que resultam de pesquisas estruturadas na problemática da contemporaneidade, não apresentam um fio condutor objetivo e linear. “Os trabalhos revelam, antes disso, Territórios Inexatos, cuja potência dialógica amplifica o valor da mostra. Da gravura à colagem e da pintura à digitalização, a arte se insinua na possibilidade de gerar reflexões e apontar caminhos distintos, capazes de subverter a anestesia gerada pela vida cotidiana”.
A Exposição Territórios Inexatos tem realização com apoio do Departamento de Artes e da Licenciatura em Artes Visuais, Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais) da UEPG, e Prefeitura de Castro.
Comments